quinta-feira, 25 de setembro de 2008

“Como é bonito, meu Deus, o canto dessa sereia...”

“Vocês estão perdendo a oportunidade de ver de graça e vão ter que pagar pra ver depois!!!”

Era o que dizia meu amigo Marcos a cada vez um de nós não o acompanhava ao
Bar do Leão nas noites de quinta-feira.

Em 2006, quando vim morar em Viçosa, era comum sairmos em um grupo de calouros para frequentarmos alguns barzinhos da cidade. E foi em um destes locais (mais especificamente no “Bar do Leão”) que eu vi pela primeira vez alguém cantar samba de um jeito inovador mais sem perder a raiz do ritmo.


Samba pra cantar, dançar e batucar. É o som de Aline Calixto.

Autodidata, a influência de alguns ídolos na música dessa geógrafa sempre foi muito representativa.

A poesia de
Ataulfo Alves e João Nogueira nas composições. A alegria e a presença de palco de Clara Nunes. Somando-se a isso uma pitada de convicção e originalidade: temos assim o estilo musical de Aline.

A música “Chamado para os homens” (composição própria) passa a idéia exata do que Aline pretende passar com sua música. A letra é uma mistura contagiante da cultura negra com aspectos que o ritmo ganhou no Brasil. Uma música cadenciada, que não tem a rapidez dos sambas enredo e nem melancolia das canções de Ataulfo. Tem a velocidade de Aline. O tempo necessário para a dança e felicidade da intérprete.




A primeira composição de Aline fez parte, em 2005 de um cd aos "Novos Movimentos da Música Mineira."

Após ganhar alguns festivais em Viçosa (sendo o primeiro com um samba próprio), a cidade ficou pequena para talento desta carioca de nascimento e mineira de coração. Apontada, hoje, como uma das principais representantes da nova geração de sambistas do país, Aline se apresentou em vários festivais importantes como o
Conexão Telemig Celular, Stereoteca e Cantoras Daqui. Fez shows em algumas casas do ramo no Rio de Janeiro. Ela foi a primeira colocada no concurso “Novos Bambas do Velho Samba” edição 2008, realizado pela tradicional casa Carioca da Gema.

Confira Aline Calixto interpretando uma de suas canções favoritas: Rainha das águas



“Fiquei feliz, olhando, notei o olhar determinado da Aline cantando Sereia Guiomar, um samba de roda que pede o corpo girando, a boca com notas bem abertas e os olhos adiante buscando um marinheiro que se encante à essa voz. Fiquei feliz, sim. Está nascendo uma artista que veio pra marcar seu chão. Ou seu mar, o de sereia” (Moacyr Luz)


O projeto atual da cantora e compositora reúne estrelas de várias épocas do samba de raiz. O repertório foi garimpado entre canções colhidas no interior de Minas e composições próprias e inéditas feitas especialmente para ela por Monarco, Moacyr Luz, Nelson Sargento, Toninho Gerais e outros. O seu album de estréia está previsto ainda para o primeiro semestre de 2009 pela gravadora Warner.

Nelson Sargento:"ela é a prova de que o samba nunca irá morrer.”

Site Oficial:
http://www.alinecalixto.com.br/
My Space:
www.myspace.com/alinecalixtosamba
Palco MP3:
http://palcomp3.cifraclub.terra.com.br/alinecalixto/
Blog:
http://www.sambalaio.blogspot.com/

Abraços e até próxima!

5 comentários:

Joséllio Carvalho disse...

Eu lembro quando a gente ia no Leão ver ela cantar! Realmente, ela tinha panca de que ia longe mesmo! Parabéns, farmers! De novo, um ótimo post! Abração e bom descanso!

Bárbara Gegenheimer disse...

Poxa, que texto ótimo! Bateu uma nostalgia por aqui... adorava as quintas-feiras no leão regadas ao som de Aline! Não sabia que essa moça tá indo tão bem assim, fico feliz!

Um beijo meninos! E parabéns pelo blog!

Diego Alves disse...

Parabéns Vagner Ribeiro e Pablo Pereira, os textos estão de ótima qualidade e as matérias muito interessantes!
E digo para os amigos internautas a mesma frase que Vagner iniciou o seu post: "Gente, leiam o blog, aproveitem que é de graça...um dia vocês terão que pagar!!!"

Mais uma vez, PARABÉNS pra vocês, jovens jornalitas!
Vocês terão um belo futuro.

Carlos d'Andréa disse...

Bom post, principalmente pela edição! Vocês pretendem falar de artistas tão diferentes quanto os dois já citados?

Kirna Nascimento disse...

Vagner,

Ótimo texto!Pena que não acompanhei vocês nas quintas-feiras no Leão.
Parabéns!
Bjnho