quinta-feira, 25 de setembro de 2008

“Como é bonito, meu Deus, o canto dessa sereia...”

“Vocês estão perdendo a oportunidade de ver de graça e vão ter que pagar pra ver depois!!!”

Era o que dizia meu amigo Marcos a cada vez um de nós não o acompanhava ao
Bar do Leão nas noites de quinta-feira.

Em 2006, quando vim morar em Viçosa, era comum sairmos em um grupo de calouros para frequentarmos alguns barzinhos da cidade. E foi em um destes locais (mais especificamente no “Bar do Leão”) que eu vi pela primeira vez alguém cantar samba de um jeito inovador mais sem perder a raiz do ritmo.


Samba pra cantar, dançar e batucar. É o som de Aline Calixto.

Autodidata, a influência de alguns ídolos na música dessa geógrafa sempre foi muito representativa.

A poesia de
Ataulfo Alves e João Nogueira nas composições. A alegria e a presença de palco de Clara Nunes. Somando-se a isso uma pitada de convicção e originalidade: temos assim o estilo musical de Aline.

A música “Chamado para os homens” (composição própria) passa a idéia exata do que Aline pretende passar com sua música. A letra é uma mistura contagiante da cultura negra com aspectos que o ritmo ganhou no Brasil. Uma música cadenciada, que não tem a rapidez dos sambas enredo e nem melancolia das canções de Ataulfo. Tem a velocidade de Aline. O tempo necessário para a dança e felicidade da intérprete.




A primeira composição de Aline fez parte, em 2005 de um cd aos "Novos Movimentos da Música Mineira."

Após ganhar alguns festivais em Viçosa (sendo o primeiro com um samba próprio), a cidade ficou pequena para talento desta carioca de nascimento e mineira de coração. Apontada, hoje, como uma das principais representantes da nova geração de sambistas do país, Aline se apresentou em vários festivais importantes como o
Conexão Telemig Celular, Stereoteca e Cantoras Daqui. Fez shows em algumas casas do ramo no Rio de Janeiro. Ela foi a primeira colocada no concurso “Novos Bambas do Velho Samba” edição 2008, realizado pela tradicional casa Carioca da Gema.

Confira Aline Calixto interpretando uma de suas canções favoritas: Rainha das águas



“Fiquei feliz, olhando, notei o olhar determinado da Aline cantando Sereia Guiomar, um samba de roda que pede o corpo girando, a boca com notas bem abertas e os olhos adiante buscando um marinheiro que se encante à essa voz. Fiquei feliz, sim. Está nascendo uma artista que veio pra marcar seu chão. Ou seu mar, o de sereia” (Moacyr Luz)


O projeto atual da cantora e compositora reúne estrelas de várias épocas do samba de raiz. O repertório foi garimpado entre canções colhidas no interior de Minas e composições próprias e inéditas feitas especialmente para ela por Monarco, Moacyr Luz, Nelson Sargento, Toninho Gerais e outros. O seu album de estréia está previsto ainda para o primeiro semestre de 2009 pela gravadora Warner.

Nelson Sargento:"ela é a prova de que o samba nunca irá morrer.”

Site Oficial:
http://www.alinecalixto.com.br/
My Space:
www.myspace.com/alinecalixtosamba
Palco MP3:
http://palcomp3.cifraclub.terra.com.br/alinecalixto/
Blog:
http://www.sambalaio.blogspot.com/

Abraços e até próxima!

terça-feira, 2 de setembro de 2008

Falcatrua nem sempre é sinônimo de coisa ruim...


Boas e ruins de A a Z. Segundo os próprios integrantes, assim se definem as influências do som da banda Falcatrua.



A chamada “Orquestra Mequetrefe de Belo Horizonte” se destaca pelo som descomprometido com qualquer estilo ou padrão musical e pela irreverência de seus membros, simbolizada pelas performances inusitadas do vocalista André Miglio , ex-Tianastácia.



Quem quiser saber melhor como rolou essa relação Tianastácia-Falcatrua, o site do Programa Alto Falante da Rede Minas, explica um pouco da trajetória de duas respeitadas bandas no cenário musical mineiro. O texto é meio antigo, mas vale a pena conferir.


Também composta por Anderson Guerra (guitarra), Danilo Guimarães (baixo) e Carioca (bateria), o Falcatrua foi fundado no ano 2000 e desde então vêm chamando atenção na cena independente de BH.


Pra ter uma idéia desse jeito descontraído de tocar e como rola essa mistura de ritmos, aí vai um clipe dos caras chamado Pechincha.


A banda iniciou sua trajetória na virada do milênio e de lá pra cá já tocou em teatro, buteco, pub, casas de shows, ginásios e festivais de todos os tipos. O primeiro trabalho da banda é o CD "Álbum de família”, lançado em 2002, que teve uma proposta voltada para o circo, onde eles se apresentavam em vários teatros junto com os grupos de circo Trampulim e Armatrux.



Em 2005, a banda lançou o dvd Pau de arara espacial e em 2007 o cd com o mesmo nome. Para eles, o Pau de Arara Espacial é uma maneira irônica de abordar de forma bem humorada as questões da atualidade.



Ano passado, a "orquestra mequetrefe" foi ao Ceará na Feira da Música-Fortaleza e esteve em turnê pelo triângulo mineiro, tocando em Araxá e Uberlândia; resultado da participação no Jambolada, um dos maiores festivais de música independente do país e o maior de Minas Gerais. Este ano, participaram do FIT (Festival Internacional de Teatro) de Belo Horizonte e dividiram o palco com a banda acreana LosPorongas no Conexão Vivo, outro famoso evento musical do estado.





4 músicos que reúnem música, teatro, circo e cinema em um mesmo palco. Sempre exaltando
suas raízes mineiras e as influências que vão do rock à moda de viola, a banda une canções e poemas a um repertório eclético composto por músicas de artistas como Pedro Luiz e a Parede, Lenine, Mutantes, Tim Maia e Tom Zé; além de mitos internacionais como Frank Sinatra, Beatles e Jimi Hendrix.

Curtam aí um vídeo que os caras resolvem vestir a "velha roupa colorida" de Belchior, um clássico presente nos shows do Falca.


Falcatrua - Velha Roupa Colorida [SAF 08/2008]



Uma inovação do Falcatrua é o Projeto Plágio, iniciado em 2007. Um cd com releituras conhecidas que fazem parte do show da banda, gravadas em estúdio. As músicas são disponibilizadas para download apenas para as pessoas cadastradas no newsletter Falavéi, no site da banda e na comunidade da banda no Orkut. No último mês serão lançadas 5 capas diferentes para você escolher e montar um disco personalizado. Para baixar as músicas, é necessário deixar o email no Orkut, nós tópicos relacionados ao projeto. Depois disso, você receberá uma resposta contendo uma senha e as instruções para baixar a música gratuitamente. Caso não seja participante do Orkut, vá ao show e pergunte a senha do mês para a produção da banda!




Aí vai uma lista de links para quem quiser saber mais sobre o Falca:


Site Oficial: www.falcatrua.com.br

You Tube: www.youtube.com/profile?user=afalcatrua

My Space: www.myspace.com/falcanice

TramaVirtual: www.tramavirtual.uol.com.br/artista.jsp?id=63058

Blog: www.afalcatrua.blogspot.com/

Fotolog: www.fotolog.com/afalcatrua




Quem quiser baixar o cd "Falcatrua e o Pau de Arara Espacial" é só clicar aqui.


Capa e contra-capa:















Abraços, galera!