Era o que dizia meu amigo Marcos a cada vez um de nós não o acompanhava ao Bar do Leão nas noites de quinta-feira.
Em 2006, quando vim morar em Viçosa, era comum sairmos em um grupo de calouros para frequentarmos alguns barzinhos da cidade. E foi em um destes locais (mais especificamente no “Bar do Leão”) que eu vi pela primeira vez alguém cantar samba de um jeito inovador mais sem perder a raiz do ritmo.
Samba pra cantar, dançar e batucar. É o som de Aline Calixto.
Autodidata, a influência de alguns ídolos na música dessa geógrafa sempre foi muito representativa.
A poesia de Ataulfo Alves e João Nogueira nas composições. A alegria e a presença de palco de Clara Nunes. Somando-se a isso uma pitada de convicção e originalidade: temos assim o estilo musical de Aline.
A música “Chamado para os homens” (composição própria) passa a idéia exata do que Aline pretende passar com sua música. A letra é uma mistura contagiante da cultura negra com aspectos que o ritmo ganhou no Brasil. Uma música cadenciada, que não tem a rapidez dos sambas enredo e nem melancolia das canções de Ataulfo. Tem a velocidade de Aline. O tempo necessário para a dança e felicidade da intérprete.
A primeira composição de Aline fez parte, em 2005 de um cd aos "Novos Movimentos da Música Mineira."
Após ganhar alguns festivais em Viçosa (sendo o primeiro com um samba próprio), a cidade ficou pequena para talento desta carioca de nascimento e mineira de coração. Apontada, hoje, como uma das principais representantes da nova geração de sambistas do país, Aline se apresentou em vários festivais importantes como o Conexão Telemig Celular, Stereoteca e Cantoras Daqui. Fez shows em algumas casas do ramo no Rio de Janeiro. Ela foi a primeira colocada no concurso “Novos Bambas do Velho Samba” edição 2008, realizado pela tradicional casa Carioca da Gema.
Confira Aline Calixto interpretando uma de suas canções favoritas: Rainha das águas
“Fiquei feliz, olhando, notei o olhar determinado da Aline cantando Sereia Guiomar, um samba de roda que pede o corpo girando, a boca com notas bem abertas e os olhos adiante buscando um marinheiro que se encante à essa voz. Fiquei feliz, sim. Está nascendo uma artista que veio pra marcar seu chão. Ou seu mar, o de sereia” (Moacyr Luz)
O projeto atual da cantora e compositora reúne estrelas de várias épocas do samba de raiz. O repertório foi garimpado entre canções colhidas no interior de Minas e composições próprias e inéditas feitas especialmente para ela por Monarco, Moacyr Luz, Nelson Sargento, Toninho Gerais e outros. O seu album de estréia está previsto ainda para o primeiro semestre de 2009 pela gravadora Warner.
Nelson Sargento:"ela é a prova de que o samba nunca irá morrer.”
Site Oficial: http://www.alinecalixto.com.br/
My Space: www.myspace.com/alinecalixtosamba
Palco MP3: http://palcomp3.cifraclub.terra.com.br/alinecalixto/
Blog: http://www.sambalaio.blogspot.com/
Abraços e até próxima!